DIFUSORES ACÚSTICOS

 

Os materiais de difusão acústica, ao contrário dos materiais de absorção acústica, não diminuem o tempo de reverberação de uma forma acentuada dentro de uma sala.

 

Os difusores acústicos servem essencialmente para manter a acústica da sala viva mas ao mesmo tempo isenta de defeitos acústicos como ecos ou zonas sombra. Outra função deste tipo de material é espalhar o som pela sala e aumentar a intimidade sonora do ouvinte. Este material é usado regulamente em auditórios, estúdios de música e salas de prática musical.

 

Quando o som embate numa superfície rígida plana esta reflecte o som apenas para uma direção, sendo o ângulo de reflexão do som igual ao ângulo de incidência. A colocação de material absorvente apenas permite diminuir a quantidade de energia que é refletida mas não evita que o som se redirecione apenas para uma direção, um difusor permite então que o som refletido se espalhe pelo ambiente. Para ter um difusor que seja eficiente tanto a nivel espacial como temporal é necessário uma geometria mais complexa, usando uma combinação de poços com diferentes profundidades.

 

Difusores acústicos devem ser usados em:

- salas de grandes dimensões dedicadas à prática musical que pretendam reter o tempo de reverberação mas no entanto corrigir problemas de ecos

- salas de captação de som e régies em estúdios de música e espaços privados para evitar que o espaço se torne demasiadamente seco

- home theaters /cinemas de modo a gerar uma acústica agradável

 

ATENÇÃO: um dos maiores erros praticados em correção acústica de salas, a nível da aplicação de material acústico, é colocar apenas material de absorção sonora em espaços onde a fala e a música sejam importantes. Deve-se sempre usar material de difusão acústica em combinação com material de absorção acústica, caso este seja necessário.

Difusores acústicos

DIFUSOR01.jpg
DIFUSOR07.jpg
DIFUSOR06.jpg
DIFUSOR05.jpg
DIFUSOR04.jpg
DIFUSOR03.jpg
DIFUSOR02.jpg
BACKGROUND DIFUSOR.jpg
1/1