PAREDES

 

A parede drywall é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são parafusadas, em ambos os lados, chapas de gesso acartonado. 

A forma de montagem e os componentes utilizados permitem que a parede seja configurada para atender a diferentes níveis de desempenho, de acordo com as exigências ou necessidades de cada ambiente em termos mecânicos, acústicos, térmicos e de comportamento frente ao fogo. 

Para isso, deve-se especificar: 

       - A espessura dos perfis estruturais (48, 70 ou 90 mm);

       - O espaçamento entre os perfis verticais ou montantes (400 ou 600 mm, em paredes retas; em paredes curvas, o espaçamento é menor, variando em função do raio de curvatura);

       - Se a estrutura é com montantes simples ou duplos e se estes são ligados ou separados; 
       o tipo de chapa (Standard = ST; Resistente à Umidade = RU; ou Resistente ao Fogo = RF),

       - A quantidade de chapas fixadas de cada lado (uma, duas ou três); e

       - O uso ou não de lã mineral ou de vidro no interior da parede.

       Dentro dessas especificações temos quatro tipos de paredes:

W111

Constituída por uma chapa drywall Knauf fixada de cada lado de uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado com larguras de 48, 70 ou 90 mm.

Proporciona, em comparação com a alvenaria, redução de peso de até 86% e ganho de área útil de até 4%.

Normalmente utilizada como paredes que divide ambientes internos em unidades comerciais ou residenciais.

 

Parede de Drywall

W112

Constituída por duas chapas drywall Knauf fixadas de cada lado de uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado com larguras de 48, 70 ou 90 mm.

Seu isolamento acústico varia de 42 a 47 dB, sem lã mineral. Com lã mineral, sobe a até 55 dB nas paredes de maior espessura.

Indicada para separar unidades distintas ou a unidade da área comum (hall de elevador ou corredor).

W115

Parede especial de alto desempenho, normalmente utilizada em situações que requerem isolamento acústico superior, como em cinemas, salas de concerto, auditórios e outras.

W116

Constituída por duas chapas drywall Knauf fixadas de cada lado de uma estrutura dupla. Seu isolamento acústico atinge níveis superiores a 60 dB (A). Indicado para paredes hidráulicas, facilitando a incorporação de instalações em seu interior. Nestas paredes, recomenda-se o uso de chapas RU, em áreas úmidas ou ST em demais localidades. O sistema W116 atinge grandes alturas, atendendo a necessidades diferenciadas como as de cinemas, shoppings, teatros e edifícios industriais, entre outros.